Multiple Listing Service (MLS) – Como funciona?

Tempo de leitura: 5 minutos

Originado nos Estados Unidos, o serviço de listagem múltipla ou Multiple Listing Service (MSL), funciona como um conjunto de serviços. Ele é utilizado por corretores para poder estabelecer ofertas de cooperação e compensação de corretores por meio de um contrato. 

Assim, é possível acumular e distribuir uma série de informações importantes sobre propriedades disponíveis com outros profissionais da área, de maneira que encontrar um comprador ou ativo para o imóvel se torne mais fácil. 

Para que isso ocorra da maneira mais segura possível, todos esses dados obtidos são armazenados em um banco de dados específico. No entanto, embora ajude a simplificar todo o processo, para alguns este termo ainda é uma novidade.

Pensando nisso, iremos esclarecer de uma vez por todas o que é o Multiple Listing Service (MSL) e como ele funciona.

Multiple Listing Service (MLS) - Como funciona?

O que é Multiple Listing Service?

Antigamente, era comum que os corretores de imóveis se reunirem periodicamente em suas associações, a fim de realizar o compartilhamento de informações acerca das propriedades que estavam vendendo.

O grande objetivo, era conseguir auxílio de outros profissionais da área, para pudessem ajudar uns aos outros na negociação dos imóveis disponíveis. Foi a partir disso que o primeiro MLS surgiu, fazendo com que os corretores se unissem para que pudessem acabar com o seu estoque mais rapidamente.

Dessa forma, podemos definir o Multiple Listing Service como sendo uma plataforma que possui angariações relacionadas a diversos corretores. O seu grande objetivo é realizar a promoção dos imóveis em uma rede profissional, permitindo a transação por meio de um processo denominado partilha.

Multiple Listing Service – Como funciona?

Para entender claramente o Multiple Listing Service e como funciona, é preciso antes de tudo ter ciência de que este é um processo que envolve apenas o setor imobiliário. Além disso, ele possui algumas particularidades, sendo que apresentaremos estas mais detalhadamente a seguir:

O papel do corretor e da imobiliária no MLS

O seu conceito deixa claro que a posição assumida pelo profissional deve ser a de agente, tanto do cliente como também do imóvel, enquanto a imobiliária se torna a agência responsável.

Desse modo, esta empresa deve prestar todo o suporte necessário, reunindo os agentes  dando-lhes condições adequadas de trabalho. Assim, é necessário que ela forneça infraestrutura e equipamentos básicos para permitir a viabilização do trabalho.

Como ele funciona de fato?

Embora seja algo mais comum nos países da América do Norte, essa é uma prática que também é adotada em outros continentes pelo mundo. Nesse caso, embora o conceito básico que deu origem ao MLS seja o mesmo, o sistema veio sofrendo com uma série de modificações ao longo do tempo.

Para entender basicamente como ele funciona, podemos dizer que o seu mecanismo é realizar uma combinação da lista de todos os imóveis que estão disponíveis no mercado. Cada uma dessas propriedades são representadas pelos corretores adeptos desse sistema, sendo que este está ligado também a uma associação imobiliária nacional.

Além disso, o MLS possui algumas particularidades, de maneira que o formato em que as informações são apresentadas, não possuem um padrão universal. Com isso, pensando em facilitar o acesso, está sendo estabelecida uma padronização, levando como base o modelo adotado pelo mercado imobiliário em geral.

Quais são os benefícios do uso desse sistema?

Como dissemos anteriormente, o grande objetivo desse sistema é dar acesso a informações importantes que auxiliem na promoção de um imóvel. Assim, outros profissionais da área podem cooperar, fazendo com que a venda da propriedade seja feita mais rapidamente. 

Nesse caso, vale a pena ressaltar que a compensação do corretor que auxiliou na operação pode ser definida de forma contratual, podendo ainda haver algum tipo de negociação. De qualquer forma, tanto o valor da comissão a ser paga, como também o perfil da propriedade está descrito no sistema MLS. 

Somente pelas questões pontuadas até aqui, o MLS já pode ser considerado um sistema eficiente e que oferece grandes vantagens. No entanto, esses não são os únicos aspectos positivos oferecidos por ele, sendo que entre os principais podemos citar:

  • Grande quantidade de informação fornecida sobre a propriedade;
  • As informações são obtidas e inseridas por profissionais com grande conhecimento e experiência na área;
  • É possível recuperar dados sobre todas as propriedades que se encontram à venda, registradas por profissionais inseridos no sistema.

Dessa forma, desde que seja utilizado da forma correta e com os objetivos certos, este pode ser considerado um sistema altamente vantajoso.

Limitações que podem ser enfrentadas

Embora seja muito útil e ofereça grandes benefícios, assim como qualquer ferramenta, o Multiple Listing Service pode vir a apresentar algum tipo de aspecto que mereça maior atenção. Com isso, é importante ficar atento a alguns detalhes importantes.

Uma das limitações que esse sistema possui é que a grande maioria dos bancos de dados existentes são extremamente restritos, fazendo com que o seu acesso seja bem limitado. Entretanto, devido a internet, vem sendo cada vez mais comum se deparar com listagens MLS sendo ofertadas ao público.

Vale lembrar que essa evolução vem se dando a passos lentos, sendo que somente corretores devidamente licenciados pelo conselho do estado ou membros de uma associação legalmente reconhecida, conseguem obter os devidos benefícios através de sua utilização.

Outro ponto importante é que uma pessoa interessada em vender o seu imóvel, não pode anunciar a sua propriedade no Multiple Listing Service sem contar com a atuação de um corretor.

Dessa forma, como citamos anteriormente, o funcionamento e operação desse sistema fica restrita apenas a profissionais da área.

Por fim, vale lembrar que cada país possui as suas próprias regras em relação ao uso e também ao funcionamento desse banco de dados. Portanto, para ter acesso a informações específicas de cada local em relação ao Multiple Listing Service e como funciona, recomendamos que consulte as especificações de cada localidade.

Facebook Comments

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]