O aposentado pode financiar imóvel na Caixa? Saiba como funciona

Tempo de leitura: 6 minutos

Realizar o sonho de ter a casa própria ou até mesmo adquirir uma propriedade para outros fins é algo que não tem idade para ser feito. Dessa forma, é comum que surja dúvida se o aposentado pode financiar imóvel na Caixa.

Devido às circunstâncias que envolvem uma aposentadoria, embora a mesma possa funcionar em alguns casos como uma garantia de pagamento, nem sempre é possível obter crédito para comprar uma propriedade.

Porém, há algumas instituições financeiras que disponibilizam meios para a realização desse tipo de negociação. Neste caso, é necessário estar atento a algumas especificações e exigências realizadas pela mesma. 

Portanto, a seguir iremos ver detalhadamente se um aposentado pode financiar imóvel na Caixa e quais são as regras a serem seguidas neste caso.

O aposentado pode financiar imóvel na Caixa?

Antes de qualquer coisa, precisamos esclarecer que um aposentado pode sim financiar imóvel na Caixa Econômica Federal. No entanto, para que o mesmo seja aprovado, a instituição estabelece um limite de idade.

Não só este banco, mas qualquer outra instituição financeira não concede crédito imobiliário para qualquer indivíduo cuja idade ultrapassa os 80 anos. Além disso, para que o mesmo seja aprovado, o proponente passa ainda por uma análise de crédito.

Para isso, a Caixa irá avaliar o perfil financeiro do cliente de maneira detalhada, fazendo também a conferência de todos os documentos fornecidos pelo interessado. 

Vale ressaltar ainda que todo esse processo pode demorar algum tempo, sendo que em alguns casos chega a ultrapassar o prazo de um mês. Além disso, pode ser necessário o fornecimento de informações adicionais.

De qualquer forma, é imprescindível que o cliente não possua nenhuma pendência nos órgãos de proteção ao crédito ou com a Receita Federal. Outro ponto importante é que o fornecimento de crédito para indivíduos próximos da faixa etária limite é pouco provável.

Como adquirir um imóvel pela Caixa?

Como vimos anteriormente, desde que siga os pré-requisitos, qualquer aposentado pode financiar imóvel na Caixa. Assim, uma vez que se trata de uma instituição financeira especializada na oferta de crédito com este fim, há uma série de opções disponíveis para esse público.

De toda forma, a modalidade mais indicada nesses casos, é por meio do Programa Casa Verde e Amarela. Ele é capaz de atender indivíduos que possuem os mais variados perfis de renda e ainda há a possibilidade de se adquirir subsídios do governo.

Quais são as regras para estes casos?

A principal regra relacionada ao financiamento de imóveis para aposentados é a faixa etária, cujo limite se estabelece em 80 anos, e a análise de crédito realizada pela instituição financeira.

No entanto, há algumas outras normas a serem seguidas, dependendo da modalidade de crédito escolhida pelo cliente. Confira a seguir.

O aposentado pode financiar imóvel na Caixa? Saiba como funciona

Financiamento imobiliário Caixa

As regras para financiamento de imóveis para aposentados pela Caixa seguem as mesmas normas estabelecidas pela instituição para qualquer transação financeira que se encaixe nesta modalidade.

Entretanto, há uma única diferença que está relacionada diretamente ao prazo para pagamento.

Normalmente, cerca de 80% do valor total do imóvel pode ser financiado em até 35 anos. No entanto, quando se trata de indivíduos acima dos 60 anos de idade, o prazo fica limitado a 20 anos.

Já quando o cliente possui mais de 70 anos, o tempo máximo para a quitação das parcelas é de 10 anos.

Crédito consignado Caixa

Caso não tenha o financiamento aprovado, uma outra opção pode ser optar pelo crédito consignado da Caixa. Ele é oferecido sem que haja a necessidade de haver um avalista e é direcionado justamente aos beneficiários do INSS.

Embora seja até mais simples de se obter do que o financiamento, é de extrema importância que o interessado siga os requisitos a seguir:

  • Ser aposentado ou pensionista do INSS permanentemente;
  • O cliente deve possuir limite de crédito disponível para a operação;
  • O benefício deverá permitir a contratação do empréstimo;
  • A prestação não pode ultrapassar 30% do valor do benefício recebido mensalmente;
  • As mensalidades são descontadas diretamente do pagamento;
  • Toda e qualquer operação está sujeita a análise e aprovação de crédito.

Vale ressaltar ainda que antes de realizar a contratação dessa modalidade, é essencial que o cliente esteja ciente de todas as condições que envolvem a contratação do produto. Tais dados podem ser obtidos por meio do site da instituição ou até mesmo em um terminal de autoatendimento.

Além disso, todo o contrato deve ser lido e revisado antes de ser assinado, a fim de sanar possíveis dúvidas antes da efetivação do mesmo. Assim, logo que for aprovado, o valor será liberado para uso.

Quais são as condições para aposentados?

Normalmente, as taxas de juros de financiamento para aposentados tendem a ser mais baixas. No entanto, isso dependerá diretamente da instituição financeira escolhida e do perfil do cliente.

De todo modo, as taxas serão definidas com base no sistema de crédito imobiliário escolhido e também no valor do imóvel. Sendo assim, caso opte pelo SFH, poderá ter acesso a condições mais atrativas.

Tenho um empréstimo, posso financiar um imóvel?

Como vimos, é totalmente possível um aposentado financiar um imóvel, desde que o mesmo seja aprovado na análise financeira. Com isso, caso possua um empréstimo ativo em seu nome, a concessão de crédito pode ser afetada negativamente. 

No entanto, tudo irá depender da porcentagem de margem já comprometida com a transação anterior. 

Sendo assim, caso já tenha comprometido cerca de 30% de sua renda, muito provavelmente o financiamento desejado não poderá ser aprovado.

Procure o seu imóvel com a Agenciou

Como vimos através deste post, o aposentado pode financiar um imóvel na Caixa, desde que siga os pré-requisitos mínimos estipulados por este banco. Com isso, que tal conferir as opções de imóveis disponíveis para venda em nosso site?

A Agenciou conta com as melhores oportunidades localizadas nas cidades de Porto Alegre e São Paulo. Portanto, não perca tempo e agende já a sua visita!

Facebook Comments

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]