Você sabe o que é uma carta de crédito?

Tempo de leitura: 5 minutos

Nos últimos anos, o consórcio vem sendo considerado como uma forma alternativa para a aquisição de diversos bens. Assim, para saber exatamente como funciona e se esta é uma alternativa viável para você, entender o que é uma carta de crédito é essencial.

Essa modalidade funciona de maneira simplificada, permitindo a compra de imóveis, carros, entre outros. Além disso, ela permite que o consorciado adquira o bem tão desejado, pagando juros mais baixos por isso. 

Dessa forma, o consórcio se torna uma opção para muitas pessoas. Porém, com isso uma série de dúvidas sobre como se dá o recebimento do valor contemplado, entre outros. 

Sendo assim, nesse artigo iremos esclarecer todos os detalhes acerca do que é uma carta de crédito e como ela funciona. Confira!

Você sabe o que é uma carta de crédito?

O que é uma carta de crédito?

Podemos definir a carta de crédito como sendo um documento que tem como função representar o valor adquirido pelo consorciado ao ser contemplado. Para utilizá-lo, é preciso que este seja apresentado no ato da compra, para que assim o bem desejado possa ser adquirido.

A forma que o dinheiro será gasto irá depender da forma como o consorciado deseja utilizá-lo. No entanto, há uma única regra onde a carta de crédito só poderá ser usada para adquirir um bem da mesma natureza da que foi estipulada no mercado. 

Sendo assim, caso tenha assinado o contrato do consórcio para adquirir um imóvel, ao ser contemplado, não poderá utilizar o documento para comprar uma moto, por exemplo. 

Há ainda a opção de resgatar o valor da carta de crédito em dinheiro. Para isso, é necessário entrar em contato com a administradora, a fim de ter ciência das regras que envolvem o seu contrato.

Como funciona a carta de crédito?

Ao se tornar consorciado, o indivíduo passará a participar das assembleias mensais e com isso, ao ser contemplado irá receber a carta de crédito. Esse título em questão irá possuir o valor total, que irá corresponder ao acordo firmado na assinatura do contrato.

A partir dele, será possível adquirir o bem em questão ou até mesmo contratar um serviço desejado, sem que para isso seja necessário quitar as mensalidades do consórcio. 

Para que possa ter acesso a carta de crédito, será preciso apresentar os seus documentos, sendo que estes podem variar de acordo com a administradora escolhida e também o tipo de bem a ser comprado. 

Além disso, outro ponto importante é que ele possui um prazo de validade. Sendo assim, ele só poderá ser usado dentro de um certo período, de maneira que este varia normalmente de 3 a 6 meses ou ainda de acordo com a quitação do consórcio.

Para isso, será necessário consultar a administradora responsável ou o contrato de prestação de serviço. 

Como adquirir a carta de crédito?

Como dissemos anteriormente, só é possível obter a carta de crédito caso uma cota de consórcio seja adquirida. Para isso, é preciso ter em mente o seu objetivo com esse processo, o valor necessário e também o prazo de pagamento. 

Dessa forma, será realizada uma análise de acordo com a sua renda mensal, para que assim seja definido o valor de cada prestação e também o tempo do seu contrato.

É importante ressaltar que em alguns casos, é possível ainda fazer ajustes acerca do valor a ser adquirido na carta de crédito. Porém, ela só poderá ser obtida a partir do momento que o consorciado for devidamente contemplado.

Quais são as formas de contemplação?

A maneira mais comum e simples de ser contemplado com uma carta de crédito é através dos sorteios mensais realizados pela administradora responsável. Dessa forma, caso tenha a sorte de ser sorteado, poderá receber o tão desejado documento. 

No entanto, caso não queira depender apenas do fator sorte para adquirir o valor, é possível optar pelo sistema de oferta de lances. Este método exige que o consorciado antecipe o pagamento das parcelas do seu contrato, sendo que este pode ser feito através das 3 formas citadas a seguir:

  • Lance fixo, onde o valor é estipulado anteriormente em seu contrato;
  • Lance livre, onde quem der o maior lance será contemplado com a carta de crédito;
  • Lance embutido, onde parte do valor concebido pela carta de crédito poderá ser usado para o lance.

Sendo assim, se o consorciado possui uma reserva financeira e também deseja adquirir o bem mais rapidamente, esta última pode ser considerada como a melhor opção.

A carta de crédito é uma boa opção para quem deseja adquirir um imóvel?

A carta de crédito funciona como uma excelente opção para quem deseja realizar o sonho de adquirir o seu próprio imóvel, mas não consegue ter o seu financiamento aprovado, por exemplo.

Além disso, essa é uma modalidade que se destaca positivamente, principalmente pelo fato de que permite a obtenção deste bem, sem que para isso seja necessário pagar juros muito altos.

Inclusive, há casos onde algumas pessoas utilizam a carta de crédito inclusive para pagar quitar um financiamento em andamento. Assim, é possível obter o imóvel mais rapidamente e diminuir a incidência dos juros.

Esteja atento às taxas… 

Embora seja uma opção vantajosa em alguns casos, é necessário estar sempre atento às condições estipuladas pela administradora, para que a transação possa ser realizada. Somente por meio dessa avaliação será possível avaliar se essa modalidade realmente será vantajosa de acordo com cada caso em específico. 

Por isso, antes de tomar qualquer decisão, procure sanar todas as dúvidas que venham a surgir e analise todas as possibilidades existentes. 

A Agenciou pode te ajudar!

Agora que você já sabe o que é carta de crédito e como ela pode ser utilizada para adquirir o tão sonhado imóvel, é chegada a hora de contar com a Agenciou. Nós possuímos as melhores opções do mercado nas regiões de São Paulo e Porto Alegre.

Portanto, não deixe de contatar nossas imobiliárias parceiras e agende já a sua visita!

Facebook Comments

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]