Como calcular o preço da sua casa ou apartamento à venda

Tempo de leitura: 3 minutos

Pensando em vender sua casa ou apartamento, mas não sabe quanto ele vale? Esta é uma dificuldade comum para qualquer proprietário que não trabalha no mercado imobiliário.
Você vai receber aqui algumas dicas para conseguir estimar o preço e para fazer uma avaliação razoável do seu imóvel e tentar vendê-lo dentro do prazo que você gostaria.
Para começar, é importante entender que há formas simples e rápidas para descobrir quanto vale seu imóvel e formas mais complexas e custosas.

O caminho mais elaborado para se obter a precificação do imóvel é através de uma avaliação de imóveis é feita por profissionais especializados que produzem laudos e pareceres técnicos para diversos fins. Contudo, qualquer pessoa, utilizando fontes de informações e um conhecimento sobre o imóvel, pode efetuar uma avaliação.

Primeiro, precisamos avaliar algumas características do imóvel como: idade do imóvel, condições de conservação, localização e tamanho (em metros quadrados) da área útil — essa informação pode ser obtida na matrícula do imóvel, guia do IPTU ou na escritura pública.

Quanto mais antiga a construção e menos conservada, maior será nosso percentual de depreciação do imóvel, ou seja, menor será seu valor de venda. Uma boa dica para definir o estado de conservação, é avaliar se o futuro comprador precisará efetuar algum tipo de reforma no imóvel, como pintar, trocar o piso ou ajustar o encanamento e a fiação elétrica. Caso isso não seja necessário, seu imóvel está em bom estado de conservação e seu valor não diminuirá.

Dando sequência a nossa avaliação, depois de conhecido o percentual de depreciação do seu imóvel, vamos utilizar sua localização e seu tamanho em metros quadrados para definirmos seu valor. Utilizando o método comparativo direto de dados do mercado, devemos compor uma amostra de imóveis à venda na mesma região e que tenham as mesmas características do imóvel que se quer avaliar, como número de dormitórios, vagas de garagem e metros quadrados. Feito isso, precisamos obter a média do preço do metro quadrado desses imóveis.

Avaliação de Imóveis

Agora ficou fácil, tendo o preço médio do metro quadrado para imóveis similares na região, basta você multiplicá-lo pela quantidade de metros quadrados do seu imóvel. Depois, basta subtrair desse valor a depreciação que calculamos acima, assim você terá um valor aproximado de venda do seu imóvel.

Para aumentar a acuracidade da avaliação é possível levantar outras características da casa ou apartamento, mas cada item adicionado na comparação torna o trabalho bem mais complexo. Itens que obviamente costumam impactar o preço do imóvel são a posição solar, o andar do imóvel e, até mesmo, a localização da vaga de estacionamento no prédio. Claro que criar todos estes comparativos com outros imóveis a venda se torna uma tarefa inviável ao proprietário.

Preço da casa e do apartamento

Pensando nisso, a Agenciou criou um algorítimo de sugestão de preço que leva em consideração inúmeras variáveis do seu imóvel, tais como: número de elevadores, vista, churrasqueira interna, sacada, móveis planejados, padrão de acabamento, orientação solar, infraestrutura do condomínio, entre outras. Esta sugestão de preço ainda passa pela análise de um especialista em preços para realizar algum ajuste quando for necessário.

Então, após concluir o cadastro do seu imóvel em www.agenciou.com.br, e nos contar tudo que ele tem, você recebe uma sugestão de preço, baseado nessas características e no custo do metro quadrado da sua região.

Se quiser mais detalhes e informações, entre em contato com o time de precificação da Agenciou através do contato@agenciou.com.br.

Facebook Comments

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]