O que é especulação imobiliária?

Tempo de leitura: 4 minutos

Especulação Imobiliária é a aquisição de bens imóveis, como apartamentos, casas, lojas e terrenos, com a finalidade de vendê-los posteriormente, na expectativa de que seu valor de mercado aumente após um certo período de tempo. 

Especular nada mais é do que apostar; analisar os riscos e os retornos envolvidos em uma determinada ação, frequentemente fazemos isso no nosso dia a dia.

Então, o especulador imobiliário é um investidor que compra um imóvel já pensando em revendê-lo, apostando que seu preço aumentará no futuro.

Mas o que influencia na valorização de imóveis?

A especulação imobiliária está diretamente ligada a expectativa de valorização imobiliária da região cujo imóvel se localiza. Por exemplo, se há um projeto de criação de uma nova linha de metrô que passará por uma determinada região, certamente, os imóveis dessa região se valorizarão e, certamente, quem comprou um imóvel antes da construção do metrô lucrará ao vendê-lo.

A valorização do imóvel está ligada a uma melhora da infraestrutura da região, o crescimento populacional e expansão da fronteira urbana da cidade.

Alguns fatores externos que valorizam um imóvel são:

  • Infraestrutura urbana da região, como água, esgoto, energia, ruas pavimentadas, praças…
  • Condições de acessibilidade, como vias públicas, sistema de transporte…;
  • Serviços disponíveis, como creches, escolas, lojas, restaurantes…
  • Segurança;
  • Crescimento populacional e consequente crescimento da procura.
o que é especulação imobiliária

Expectativa de valorização imobiliária

Fatores como localização e infraestrutura da região afetam o preço de um imóvel, pois à medida que há um crescimento demográfico nesta região, modifica-se a relação entre a oferta e a procura. 

Isso significa que, quanto mais pessoas tiverem interesse em viver ali, maiores tendem a ficar os preços, uma vez que a quantidade da oferta de imóveis tem um crescimento limitado perante o crescimento da demanda. 

Correta avaliação dos preços de imóveis

Para se investir em imóveis é fundamental que se faça a análise correta do preço atual e a previsão de preço futuro do bem imóvel. As premissas que construirão a expectativa futura de preço devem contemplar a análise de uma vasta gama de dados.

Então, o primeiro passo é analisar o preço atual do imóvel, pois qualquer investimento começa na compra. Dispor de dados de bens similares na região é fundamental. Para isso, a Agenciou dispõe de uma ferramenta de precificação, que analisa diversos características de imóveis dentro de uma mesma realidade geográfica, indicando quais são realmente uma oportunidade de investimento e quais estão acima do preço de mercado.

Bolhas imobiliárias

A atividade de especulação imobiliária pode levar a um fenômeno conhecido como Bolha imobiliária, que é o aumento exagerado no preço de imóveis, que estoura quando não há um mercado consumidor suficiente para adquirir tantos imóveis a um preço tão alto. 

Quando isso acontece, muitos desses imóveis podem ficar parados no mercado e o excesso de oferta pode provocar uma queda brusca nos preços.

Estatuto da Cidade

Em termos econômicos, um dos efeitos do sistema capitalista sobre o espaço geográfico é a transformação do solo em mercadoria o que o torna sujeito às variações de mercado e às leis gerais desse sistema, como a livre concorrência e a lei da oferta e da procura. 

Contudo, o Governo, através do o Estatuto da Cidade (Lei n° 10.257/2001), regulamentou a função social da propriedade e da cidade. Estabelecendo limites à especulação imobiliária e condicionando o direito de propriedade ao interesse coletivo. O imóvel, urbano ou rural, estocado deixa de cumprir a sua função social, já que não é utilizado para fins habitacionais nem produtivos, mas apenas como reserva de valor. 

O Estatuto da Cidade prevê que a prefeitura estabeleça um prazo para a construção. Se o proprietário, após esse prazo, ainda não tiver construído nada, o IPTU do imóvel pode ser aumentado. O proprietário que não utilizar o imóvel de acordo com a função social poderá ser desapropriado.

Pensando em vender seu imóvel? Conheça a Agenciou!

A Agenciou é uma empresa de tecnologia que acelera a venda de imóveis através de uma melhor apresentação, uma divulgação massiva e uma correta análise de preço de mercado. 

Obrigado por ter lido até aqui, tentamos desmistificar nesse breve texto sobre o que é especulação imobiliária de uma forma bem direta e simples, deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]