O que é incorporação imobiliária

Tempo de leitura: 3 minutos

Um tema simples de certa forma, mas muito confundido com diversos outros conceitos dentro do mercado imobiliário, vamos desmistificar um pouco o que é incorporação imobiliária? 

Incorporar vem de se tornar parte de algo, que foi integrado ou anexado, quando falamos de incorporação dentro do mercado imobiliária é construir ou promover a construção de uma edificação e realizar a comercialização da mesma de forma parcial ou total.

Em outras palavras, a incorporação é o simples ato de incorporar uma obra de condomínio a um terreno pertencente a outro proprietário. Os imóveis sendo comercializados na planta ou durante a edificação, o grande custo da obra é mantido através dos recursos dos compradores.

Ressaltando que a Lei n. 4591 de 16 de dezembro de 1964, regula como os incorporadores podem atuar e vale lembrar também que é necessário possuir o RI (Registro de Incorporação).

Então estamos claros do que é incorporação imobiliária? Existe uma confusão muito grande entre construtora (quem realiza a execução técnica da obra) e incorporadora (papel da pessoa que assume o risco pelo empreendimento e promete entregar a unidade imobiliária).

Nem sempre as duas são a mesma coisa, em alguns países as duas não podem ser a mesma empresa, no Brasil é permitido a empresa ser uma construtora e incorporadora.

o que é incorporação imobiliária

Vantagens de uma incorporação imobiliária

É um processo muito vantajoso para os investidores e realizadores de incorporação, sabemos já qual a finalidade de uma incorporação imobiliária, agora uma pergunta, existe uma forma de construir um prédio inteiro sem tirar um real do bolso?

Sim existe, através da incorporação imobiliária se é vendido 100% na planta e em geral é construído por X e vendido por Y (essa margem  de X para Y chega a 50% em alguns casos), dessa forma é bem clara as vantagens de um incorporador.

Você pode estar se perguntando e de quem compra um imóvel na planta quais as vantagens? Existem diversas alguns exemplos:

  • Tempo para planejamento financeiro (normalmente o comprador quita cerca de 30% do imóvel antes e os outros 70% quando pega as chaves do imóvel)
  • Mais barato
  • Potencial de Valorização
  • E muitas outras…

Agora sabemos qual a função de uma incorporadora imobiliária, quais as vantagens dela e vamos entender também um pouco de como funciona esse processo.

Etapas de uma incorporação imobiliária

É bacana sabermos como funciona essa cadeia, tanto para quem pretende incorporar quanto para quem pretende comprar um imóvel na planta

O ciclo completo dura em média 3 anos, 1 ano de desenvolvimento e legalização do produto, 6 meses de lançamento e vendas iniciais e o restantes do tempo para a execução de construção da obra.

Mas, dentro desse ciclo existem várias etapas que ocorrem tanto simultâneas (uma em paralelo com outra) como de maneiras individuais, é um processo que envolve muitos trâmites e profissionais de diversas áreas. Vamos a uma ideia macro dessas etapas:

  • Etapa Inicial: Aquisição do terreno e estudo de viabilidade
  • Etapa de Produto: Definição do produto e desenvolvimento do mesmo.
  • Etapa Comercial: As estratégias de vendas e legalização para venda (contratos e etc) 
  • Etapa de Obra: Projeto executivo e execução da obra
  • Etapa Final: Vistoria, entrega de chaves e registro do condomínio pronto

Essa é só uma visão global de como funciona o processo de incorporação imobiliária, o que importa para nós é que você tenha entendido o que é uma incorporação imobiliária, suas vantagens e uma ideia de como funciona o processo.

Obrigado por ter lido até aqui, qualquer dúvida que tiver é só postar nos comentários, caso você esteja procurando um imóvel para comprar conheça a plataforma da Agenciou, o local onde estão os melhores imóveis.

Sinta-se à vontade para compartilhar nossos conteúdos e lembre-se #AgenciouVendeu!

Facebook Comments

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]