Tempo de leitura: 3 minutos
O que é o CRECI?
O CRECI é o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis. Esta instituição, constituída há 58 anos, tem por objetivo a fiscalização de imobiliárias e seus corretores atuam com o devido registro. Ademais, destacamos a importância do CRECI:
- Primeiramente, apenas Corretores de Imóveis com autorização fornecida pelo CRECI podem registrar propriedade. Assim sendo, todo o corretor necessita se inscrever na instituição com o intuito de exercer legalmente sua profissão. Ou seja, de conformidade com a importância da instituição para quem atua no mercado imobiliário.
- Um profissional sem o registro atuará em desacordo com a Lei Federal 6530/78, isto é, o Conselho poderá retirar sua certificação do órgão.
- Em suma, a instituição é responsável por supervisionar as imobiliárias e os corretores. Portanto, vemos aqui a importância do conselho
- Antes de tudo, para obter a inscrição, é necessário realizar um curso específico. Com o intuito de capacitação, ao obter o diploma, o profissional estará apto para atuar na área.

A saber, qual a importância do CRECI para o comprador e o vendedor de imóveis?
O corretor imobiliário que possui seu certificado junto ao órgão, é capacitado para a resolução de problemas nas transações imobiliárias, bem como na tomada de decisões e, além disso, em transformar sonhos em realidade!
Desta forma, garante credibilidade ao trabalho e assegura ao cliente orientação referente às ofertas de compra e venda do imóvel. Ao passo que intermedeia as propostas que porventura surgirem aos interessados, ou seja, é capaz de citar as vantagens e desvantagens do mercado imobiliário. Com toda a certeza, o corretor de imóveis que possui o CRECI poderá sugerir o melhor produto conforme o mercado imobiliário.
Nesse sentido, que é necessário para obter o registro?
Para o interessado em trabalhar como corretor de imóveis, é preciso, além do curso de Transações Imobiliárias, seja EAD ou presencial, estágio realizado com carga horária – requisito para que sua aprovação se dê junto ao Conselho. Por certo, deverá apresentar documentação na instituição do seu Estado e é possível, após ser credenciado, fazer a transferência para outra localidade.
Aliás, existe certificado para pessoa jurídica?
Se o intuito é ter uma imobiliária, certamente é necessário a obtenção do certificado para pessoa jurídica. Da mesma forma que para o corretor de imóvel, a importância do CRECI regulariza a empresa. Inegavelmente, quem não possuir a inscrição, poderá responder por crime previsto em lei.
Ainda assim, existe diferença entre CRECI pessoa jurídica e pessoa física?
Sim, há diferença! Ao obter a inscrição física, o corretor atua de forma autônoma e credenciado ao órgão do seu estado, como por exemplo, CRECI-RS ou CRECI-SP.
Para pessoa jurídica, um dos sócios precisa ser corretor imobiliário. Além do mais, documentações remitidas pelo Conselho Regional e pelo COFECI – Conselho Federal dos Corretores de Imóveis.
Em Resumo
Exija sempre o CRECI! A Agenciou trabalha somente com corretores com CRECI ativo, focando sempre na qualidade e segurança dos proprietários.
Obrigada pela leitura e jamais esqueça: compartilhe e comente à vontade todos os nossos conteúdos! #AgenciouVendeu!
Facebook Comments