O que faz uma imobiliária?

Tempo de leitura: 3 minutos

A finalidade de uma imobiliária é bem simples: dar todo o suporte necessário em processos de compra, venda, locação ou qualquer outro tipo de transação imobiliária. É ela que vai garantir a segurança e a sua comodidade durante esses processos.

Para sua segurança é importante ressaltar que todas as imobiliárias devem possuir um CRECI que é um certificado emitido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Conseguiu entender quais as funções de uma imobiliária? Agora é hora de explicar um pouco quais são as vantagens, afinal por que as pessoas contratam esse tipo de serviço?

o que faz uma imobiliaria

As vantagens de contratar uma imobiliária

Previamente já tinha mencionado algumas vantagens como a segurança e a comodidade, mas existem outras vantagens, por exemplo:

  • Ganho de Tempo
  • Transparência
  • Visibilidade
  • Expertise dos Profissionais
  • Vantagens em Negociações
  • Facilidade durante os processos
  • Controle sobre a especulação imobiliária
  • E muitas outras

Como vimos, podem ser diversas as vantagens ao contratar os serviços de uma imobiliária, entendemos o que faz uma imobiliária, quais suas vantagens, você pode estar se perguntando como ela é remunerada.

Mas afinal, como uma imobiliária é remunerada?

Que todo tipo de serviço tem um custo já sabemos, agora pelo o que uma imobiliária faz, ela deve cobrar muito né? Na verdade a remuneração é baseada em comissionamento após a venda realizada.

Mas quanto é esse Comissionamento? Na grande maioria das vezes esse valor é 6%, esse valor definido através das regras pré-estabelecidas pelo CRECI de cada estado, determina uma taxa de comissão para cada serviço que faz uma imobiliária. 

Além disso, o Código de Ética do profissional determina como vai funcionar para os valores e esquema de recebimento dessas comissões. Então agora, sabemos qual a finalidade de uma imobiliária, quais suas vantagens e como ela recebe, vamos entender agora quais são as suas responsabilidades.

Quais as responsabilidades de uma imobiliária?

É bem claro que o que uma imobiliária faz é muito mais amplo do que simplesmente realizar o encontro entre quem compra e quem vende um imóvel, ou até mesmo, aquele que quer locar um imóvel.


Quando começamos a falar em responsabilidades de uma imobiliária é extremamente importante ter em mente que existem deveres que dizem respeito a todos os aspectos ligados às transações realizadas.

É como Stan Lee disse, com grande poderes vêm grandes responsabilidades, entre alguns dos principais deveres de uma imobiliária se encontram a solicitação e avaliação adequada de todos os documentos necessários, indiferente da fonte, pode ser de inquilino, fiador, comprador e etc…

Ademais, em casos de locação é importante ela verificar se o proprietário entregou o imóvel em condições de habitação, com energia elétrica e água ligada, além de vistoriar o imóvel, independente do momento se é entrada ou saída.

Obrigado por ter lido até aqui, nosso foco nesse artigo era explicar de maneira completa e simples o que faz uma imobiliária, quais as vantagens para você trabalhar com uma e quais as principais responsabilidades dela.

Caso tenha ficado alguma dúvida, sugestão ou qualquer outro assunto que você queira saber a opinião da Agenciou, deixe um comentário abaixo, sinta-se à vontade para compartilhar nossos conteúdos!

E lembre-se #AgenciouVendeu! ✈

Facebook Comments

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]