Quanto é a comissão da imobiliária na venda de um imóvel?

Tempo de leitura: 3 minutos

Esse é um assunto que gera muitas dúvidas, tanto pelos proprietários que estão vendendo o seu bem, quanto pelos compradores que estão adquirindo um novo imóvel! Afinal, quem é responsável pelo pagamento da comissão? O vendedor ou o comprador? E quem define o valor de comissão que deve ser cobrado?

Esse artigo é justamente para sanar essas dúvidas sobre a porcentagem da imobiliária na venda de um imóvel que são muito frequentes no mercado imobiliário, e o intuito dele é poder deixar esses questionamentos mais claros para todos os envolvidos.

qual a porcentagem da imobiliária na venda de um imóvel

Afinal, quem paga a porcentagem da imobiliária?

Como quem contratou os serviços de divulgação do imóvel junto a imobiliária e/ou o corretor que captou/agenciou o imóvel para venda, foi o vendedor, este é o responsável pelo pagamento da comissão pela venda! 

Porém indiretamente, este valor acaba sendo arcado também pelo comprador, pois o valor de comissão já deve estar embutido no valor de oferta do bem!

O CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) de cada região e o COFECI (Conselho Federal dos Corretores de Imóveis) é quem fiscaliza e regula sobre os percentuais de comissão imobiliária, onde é estabelecido pelos artigos 722 e 729 do código civil.

Para imóveis urbanos, esse percentual é definido entre 6% a 8% de comissão, mas o percentual que é usualmente cobrado pelas imobiliárias é em média e na maioria das vezes de 6% de comissão.

E como que é dividida essa comissão nas imobiliárias?

Essas comissões costumam ser divididas em 3% para a imobiliária e os outros 3% entre o corretor captador/agenciador que colocou o imóvel a venda na imobiliária e o corretor do comprador, que trouxe o adquirente do imóvel, isto como padrão mas que pode variar de acordo com a política e acerto da imobiliária com os seus corretores.

Esse valor de 6% pode acabar sendo diminuído dependendo da negociação pela compra e venda do imóvel, para contemplar as partes, e não necessariamente deve passar por uma imobiliária, pois como o corretor é um profissional autônomo, ele pode também realizar esse serviço sem estar ligado a alguma imobiliária.

Caso o comprador e vendedor envolvidos no negócio, não tenham sido apresentados, aproximados por algum intermediário, corretor ou imobiliária, podem até acabar realizando o negócio diretamente entre as partes.

É necessário contratar uma imobiliária?

É muito recomendável que ambas as partes do negócio, o vendedor e o comprador contem com uma empresa (imobiliária) ou profissional devidamente habilitado no Creci (corretor), que tenha conhecimento das burocracias envolvidas e ofereça todo o suporte necessário para a segurança jurídica do negócio.

Como levantamento da documentação das partes, verificando se não existe algum ônus que incida sobre o imóvel ou o seu proprietário, ou nada mais que impeça a venda do imóvel ou possa trazer prejuízo futuro para comprador ou vendedor, formas de pagamento que sejam condizentes com a capacidade de compra do adquirente, e contrato de compra e venda com cláusulas justas, assertivas e claras para as partes envolvidas na transação.

Já conhece os serviços oferecidos pela Agenciou? Que podem lhe ajudar a impulsionar a venda do seu imóvel, sem nenhum custo a mais para você e podendo fazer você economizar até 75% de comissão na venda do seu imóvel ?

Clique aqui, cadastre o seu imóvel e saiba como! Você é Corretor e gostaria de ter acesso fácil a toda nossa base de imóveis, ou garantir a remuneração das suas captações em nosso programa de indicação dos seus clientes proprietários? clique aqui e saiba como!

Obrigado por ter lido até aqui, esperamos ter respondido todas as suas dúvidas a respeito de como funciona a porcentagem da imobiliária na venda de um imóvel, dúvidas? Poste um comentário ou entre em contato com a gente pelos nossos canais de atendimento!

E lembre-se #AgenciouVendeu!



Facebook Comments

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]